São Francisco de Sales

“Quanto mais nos sentimos miseráveis, tanto mais devemos confiar na misericórdia de Deus.
Porque, entre a misericórdia e a miséria, há uma ligação tão grande que uma não pode se exercer sem a outra.”

parallax background

Centro de Estudos

Somos uma iniciativa leiga católica com a finalidade de fomentar a Vida Intelectual, a Devoção e a Defesa da Fé.

Tomaremos por base o modelo de educação que formou grandes santos como Santo Alberto Magno, Santo Tomás de Aquino e também nosso patrono São Francisco de Sales, a saber, a Educação Clássica.

Anuindo o ensino de Antonin-Dalmace Sertillanges, entendemos que a vida intelectual só é possível com oração e prática de virtudes. A virtude é a saúde da alma e a oração é a elevação da alma à causa das causas.

Além das aulas ordinárias, promoveremos ainda palestras, conferências e congressos com os mais variados temas concernentes à Vida Intelectual: Educação, Filosofia, Teologia, Espiritualidade, Apologética, Defesa da Vida, entre outros. Em todas estas atividades, e ainda em muitas outras que poderão surgir, tomamos por princípio aquilo que já fora defendido cabalmente por Santo Tomás, que não há absolutamente nenhuma contradição entre fé e razão.

Estamos ainda em fase embrionária, localizados na cidade de Itajaí, SC. O Centro de Estudos São Francisco de Sales é parte do apostolado da Ordem dos Cavaleiros de Nossa Senhora — Milícia de Santa Maria.

Militia Sanctae Mariae



Fundada no fim da segunda guerra mundial junto da pira de Santa Joana d ́Arc, fortificada pela sabedoria beneditina à sombra da antiga abadia de Fontenelle, depois enraizada na terra Marial da cripta da “Virgem que deve dar à luz” da insígne Basílica e Catedral de Nossa Senhora de Chartres, a Ordem dos Cavaleiros de Santa Maria inscreve-se na longa e gloriosa tradição da cavalaria cristã e das Ordens Militares que foram criadas para alargar cá embaixo as fronteiras do reino de Deus.

A Ordem tem por fim essencial a glória de Deus pela realeza universal de Seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo. A esta realeza, única fonte de todas as bênçãos para toda a criação, o Senhor Jesus dignou-se associar sua Santíssima Mãe, a Bem- aventurada Imaculada e sempre Virgem Maria que é também Mãe da Igreja e de cada um dos fiéis.